Atualizado: 15 de Mai de 2019
Mantendo o objetivo deste meu projeto, hoje partilho ideias simples e divertidas de ocupar um tempo livre dos nossos filhos desenvolvendo competências matemáticas que estão ao nosso alcance, enquanto pais, sem que eles vejam a matemática de forma direta!
http://portocanal.sapo.pt/um_video/LtfWDQEYh22p87hkLV3J
(pode espreitar a rubrica "Simplificar a matemática" no programa Olá Maria do Porto Canal, teve por base este tema)
De facto o mundo da matemática é um mundo para lá dos números, muito além do cálculo mental… é um mundo de competências (associadas e importantes também a tantas outras disciplinas) e que podem fazer diferença, quando desenvolvidas convenientemente e atempadamente, nos nossos filhos num sala de aula.
Molas da roupa, tampas de garrafas, blocos lógicos, legos… como podem estas peças ajudar a crescer os nossos pequenotes?
Uma das competências que podemos desenvolver nos nossos filhos de forma despreocupada é a atenção ao pormenor, às diferenças.
Numa viagem de carro podemos incentivar a repararem no exterior, seja na cidade ou no campo, encontrar situações diferentes, seja um carro numa cor fora do habitual, a parede de uma casa pintada com uma bandeira de Portugal, um turista que percorre de bicicleta o caminho por onde passamos, levando às costas uma pesada mochila, os azulejos que formam um padrão geométrico numa lateral de uma capela, …
Reparar
Registar diferenças
Reparar
Falar sobre o que se vê
Reparar
A atenção ao detalhe também se desenvolve.
Todos sabemos que as crianças pequenas no meio dos brinquedos que têm, às vezes preferem brincar com “brinquedos” diferentes como as molas da roupa, as tampas e as garrafas de plástico, o estendal da roupa, os tupperwares… daí que a sugestão de hoje passe por analisar como podemos aproveitar essas situações para que brinquem e aprendam :)
A ideia é criar sequências usando molas da roupa e pedir aos mais pequenos que completem seguindo a mesma regra por nós iniciada.
Material: molas da roupa de diferentes cores (um estendal ou uma mesa ou outro local onde possam agarrar as molas ou simplesmente pousa-las)
Podemos começar por pedir que agrupe em montinhos ou caixas diferentes, as molas segundo as cores, uma caixa para as azuis, uma para as pretas, outra para as vermelhas, …
Enquanto são pequenos agrupar pelas cores ajuda a ter atenção às diferenças e a aprender a separar baseado numa característica.
Agora que estão agrupadas por cores podemos criar uma sequência. Dependendo da idade do seu filho utilize sequências mais simples ou mais difíceis.
Comece por colocar numa mesa ou presas no estendal (se este estiver ao nível da altura da criança para que de seguida possa ser ela a colocar as molas) molas segundo uma sequência por si criada, por exemplo:
Peça-lhe que complete agora colocando mais molas seguindo a sequência iniciada.
Neste exemplo temos: azul, amarelo, azul, amarelo, qual a cor da mola que se segue?
Depois pode ir "complicando" e dando largas à sua criatividade:
Deixando sempre a criança criar uma parte da sequência iniciada e dando-lhe tempo para analisar e pensar no que está a ver. (nem sempre lhes damos tempo para verem e pensarem no que estamos a propor-lhes e o tempo é o que cada criança precisar para entender e arriscar uma resposta).
Azul, amarela, verde, (repete) azul, amarela, verde, quais as cores das molas que se seguem?
Mais sugestões de sequências a reproduzir:
Neste caso as cores alternam as cores mas também a posição das molas:
azul voltada para cima, amarela voltada para baixo, azul voltada para cima, amarela voltada para baixo, azul voltada para cima, então a próxima mola que mantem a sequência será?
Qual a cor? Qual a posição?
Se optarmos por pousar as molas numa mesa, a sequência pode ter um aspeto diferente e as molas estarem encaixadas e não lado a lado, porque não?
Nesta foto estamos a alternar a cor azul, verde àgua, vermelho e laranja, (repete) azul, verde àgua, e quais as duas molas seguintes?
Vermelho e laranja!
E neste exemplo como completar a sequência?
Para além de alternarmos a cor estamos a aumentar o número de molas, estimular a contagem recorrendo à noção de quantidade… portanto podemos acrescentar nesta sequência 5 molas azuis escuras!
Haja imaginação e criatividade e criamos as sequências que nos parecerem mais giras... mais tarde podemos fazer o jogo ao contrário, criam eles as sequências e completamos nós. Ou fazer equipas e jogarem uns contra os outros, uns criam os outros completam…
Assim deixamos a imaginação deles funcionar numa base de raciocínio lógico matemático.
São formas de desenvolvermos competências que fazem falta na sala de aula de matemática:
criatividade,
paciência,
persistência,
estratégia,
resolução de problemas
...
Haja imaginação e criatividade...
Este jogo pode ser utilizado em casa dos avós por exemplo, ou em casa de uns amigos, ou se decidirmos ir acampar ou fazer um pic nic basta levar uma corda unir entre duas árvores e colocar as molas de forma a brincar... porque as crianças nunca estão SÓ a brincar ;)
Nos conteúdos abordados na sala de aula, mais tarde, as sequências fazem parte do programa e aí aprendem com outro rigor e outras profundidade estas matérias...
Se isto vai fazer falta na sala de aula de matemática? Vai! Nem imaginam quanto!
fonte: https://inesferreiracruz.wixsite.com/blog/post/molas-da-roupa-e-brincadeiras-matem%C3%A1ticas?fbclid=IwAR0ZpEpeo_PySu0UwKFyBlDxJfOoCrIKbSvfQbQG8DnI7ijtk-vC4aAdBF4
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